6 de março de 2014

É por estas que este país está assim

Hoje, passei por um carro de instrução da escola de condução onde tirei a minha carta de condução. Lembrei-me que logo no primeiro dia, mesmo aquele dia em que me fui inscrever, fiquei logo a olhar de lado o homem da recepção, assim como ele ficou logo a olhar de lado para a minha mãe. 

Foi o seguinte. A minha mãe foi comigo à escola de condução para me inscrever. Quando lá chegámos, ficámos um bocadinho à espera para ser atendidas. Enquanto isso, ficámos a observar a senhora à nossa frente, que estava a inscrever o filho, a ser atendida. A mulher tinha um ar toda importante, com o cabelo todo arranjado, unhas arranjadas e um cú que mais pareciam dois. O homem da recepção era todo sorrisos para ela. Disse-lhe o valor que ela tinha que pagar e ela sacou do seu livro de cheques e toca a passar um cheque com o valor que o homem disse.

Enquanto ela preenchia o cheque, ele só elogiava e ria e elogiava e contava uma piada e ria e elogiava. A mulher mal abria a boca, só dizia "Sim!", "Sim, claro!" e o homem não faz mais nada. Vai ao armário dos livros do código da estrada, vira-se para a mulher e diz "Sôr Doutora, deixe-me aqui oferecer-lhe um livro do novo código da estrada lá para o seu filho puder começar as suas aulas de código o mais rápido possível". A mulher lá aceitou o livro e nem um "Obrigada" ou um sorriso mostrou e foi-se embora com o livro na mão.

Quando chegou a minha vez de ser atendida, preenchi lá tudo o que tinha a preencher e tal e paguei o que tinha a pagar. O homem diz "Pronto. Está tudo resolvido! Agora é só esperar pela licença!" e a minha mãe perguntou "Então e o livro de código?". E o homem, já sem sorriso nenhum na cara diz "Convém comprar o livro de código para acompanhar nas aulas e custa apenas 15€!"

Não é ser pedinchas ou qualquer coisa assim do género, mas a "Doutora" é "Doutora" e levou um livro oferecido com todos os sorrisos do mundo. A minha mãe como é uma "Borra-Botas" que aí anda a esfolar-se toda juntamente com o meu pai, para me conseguirem pagar um curso superior, tinha que pagar o livro. Mas o pior não era pagar o livro. O pior foi quando a minha mãe perguntou porque é que tinha de pagar o livro, se a senhora antes não o tinha pago, à qual ele respondeu com cara de "é óbvio" o seguinte "Mas aquela senhora é doutora!".


Foi o argumento mais pobre e triste que eu alguma vez ouvi na vida e claro está que a minha mãe não se calou e o homem ouviu ali umas boas, mas sempre na sua maneira discreta. Adoro quando a minha mãe fala assim para as pessoas. Curto e grosso! A sorte do homem é que já tínhamos pago, senão provavelmente não iria ficar naquela escola. 

É por estas e por outras que este país anda assim!

"Anda tudo do avesso,
Nesta rua que atravesso!
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um "Passou bem!"

4 comentários:

  1. Omeh mete nojo !! nem comento, gente parva ! -.-

    ResponderEliminar
  2. Que eu sabia que estas coisas aconteciam, sabia, agora que alguém as esfregasse na cara de outras pessoas, isso merecia um chapadão e uma reclamação no livro até por ofensa à tua mãe...

    ResponderEliminar
  3. É sempre assim...quanto mais dinheiro têm menos têm de pagar...teoria da batata --'

    ResponderEliminar

Sempre que possa, vou responder aos vossos comentários directamente por aqui.

E comentários insultuosos serão respondidos igualmente com insultos, depois não digam que eu não avisei ;)

Beijo*